Mais de 25 mil: esse é o número registrado pelo Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) de documentos da Carteira Nacional de Habilitação (CNHs) vencidos nos últimos três anos em Uberlândia. Em Uberaba, Ituiutaba e Patos de Minas, no Alto Paranaíba, outros cerca de 28 mil motoristas também estão irregulares.

De acordo com os dados do Detran, das 25.157 carteiras vencidas em Uberlândia, 4.448 perderam a validade entre os meses de janeiro e julho de 2018 e ainda não foram renovadas.

O delegado de trânsito Luciano Alves dos Santos informou que, após 30 dias do vencimento, ser pego dirigindo com o documento irregular é considerado infração gravíssima.

“O motorista será submetido a pagar uma multa no valor de R$ 293,47, poderá ter a carteira retida e ganhará sete pontos na CNH”, explicou.

Confira as estatísticas de outras cidades

CidadeVencidas desde 2015Vencidas no 1º semestre 2018
Uberaba15.9922.438
Ituiutaba4.534873
Patos de Minas7.5471.135

Fonte: Detran/MG

Continua depois da publicidade

Renovação

Segundo o Detran, a CNH deve ser renovada a cada cinco anos- para quem tem mais de 65 anos, esse prazo cai para a cada três anos. O processo é dividido em quatro etapas e os motoristas deverão pagar taxas com valores distintos, de acordo com cada fase.

1ª etapa: Atualização do endereço e exame toxicológio para condutores com CNH C, D e E
2ª etapa: 
Solicitação de renovação da CNH
3ª etapa: Realização de exames médico e psicotécnico
4ª etapa: Emissão da CNH

Para condutores de todo o estado Minas Gerais, a solicitação de renovação é feita de forma online, através do site do Detran-MG.

Fonte: G1

Share.

Comments are closed.