Três municípios mineiros praticamente repetiram o resultado final das urnas na eleição para presidente do país. Manhumirim, Rio Paranaíba e Visconde do Rio Branco foram as cidades com a votação percentual mais próxima à nacional, levando em conta os votos válidos no 1º e no 2º turnos.

No 2º turno, Jair Bolsonaro alcançou 55,77% dos votos válidos em Manhumirim, 55,42% em Rio Paranaíba e 54,52% em Visconde do Rio Branco. Em todo o país, o presidente eleito obteve 55,13% dos votos válidos.

A correspondência da votação nesses municípios com a nacional nos dois turnos é o que faz com que eles se destaquem. Considerando somente o 2º turno, Rio Paranaíba é o 45º município com a votação mais próxima, Visconde do Rio Branco o 99º e Manhumirim o 104º (dos 5.570 municípios brasileiros).

No 1º turno, porém, os cinco primeiros colocados na eleição presidencial também foram os cinco mais bem votados nessas cidades – Jair Bolsonaro (PSL), Fernando Haddad (PT), Ciro Gomes (PDT), Geraldo Alckmin (PSDB) e João Amoêdo (Novo) –, com percentuais bastante próximos.

Em 2014, Dilma Rousseff (PT) teve desempenho bastante superior nesses municípios, se comparada à sua votação nacional.

Continua depois da publicidade

Segundo dados do Censo de 2010, os três municípios têm algumas características semelhantes, como IDH e esperança de vida ao nascer. Contudo, diferem em outros aspectos relevantes, como o percentual de população urbana, o percentual de pobres e a renda per capita.

Manhumirim

Localizada a cerca de 300 km da capital Belo Horizonte, Manhumirim está inserida na Zona da Mata mineira e foi criada como um distrito da cidade de Manhuaçu, emancipando-se em 1924. Segundo informações do IBGE, tem uma população estimada de 22.608 pessoas. Dos três municípios é o que tem o maior percentual de pobres (ainda abaixo do percentual nacional) e menor expectativa de anos de estudo.

Rio Paranaíba

O menor dos três municípios, com uma população estimada de 12.291 habitantes, Rio Paranaíba está localizado na região do Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba e é sede de um campus da Universidade Federal de Viçosa desde 2006. Com uma economia baseada na agricultura, é a cidade com o menor percentual de população urbana (61,32%). Além disso, é a única delas que possui mais homens (51,25% da população em 2010) que mulheres (58,75%). É também a com maior renda per capita (R$ 727,20, em valores de 2010) e com maior expectativa de anos de estudo.

Visconde do Rio Branco

Criada como um distrito em 1810, Visconde do Rio Branco recebeu o título de cidade em 1882 e também se localiza na Zona da Mata de Minas Gerais. É a mais populosa das três cidades, com população estimada pelo IBGE em 42.149 habitantes. Além disso, também tem o maior percentual de população na área urbana e a maior expectativa de anos de estudo.

Fonte: G1

Share.

Leave A Reply